Notícias


CNC revisa para 1,0% crescimento do comércio em 2015

As vendas no comércio varejista iniciaram o ano com alta de 0,6% em relação a janeiro do ano passado, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (13) pelo IBGE. Dos oito ramos que compõem o varejo restrito, cinco registraram expansão nas vendas, com destaque para equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+19,0%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+5,0%). O ramo de livros, jornais, revistas e papelaria se destacou negativamente, variando -10,4%. O varejo ampliado, que apropria os resultados do comércio automotivo (-16,6%) e de materiais de construção (-2,8%), apurou variação de -4,9%. Em termos regionais, destaque para a região Norte (+2,4%) e para os Estados de Roraima (+26,0%), Amapá (+18,4%) e Rondônia (+8,9%). 

Diante da quase estagnação das vendas nas comparações anuais, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou para 1,0% sua expectativa para o setor em 2015. Em fevereiro, a entidade projetava alta de 1,7%. Para a Confederação, a perda de dinamismo no mercado de trabalho, o encarecimento do crédito ao consumidor e as pressões significativas dos preços administrados sobre o orçamento dos consumidores deverão continuar restringindo o crescimento do setor nos próximos meses, impedindo, no curto prazo, qualquer recuperação ante o fraco desempenho verificado em 2014. 

Na série livre de influências sazonais o comércio cresceu 0,8%, sobressaindo-se as vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+12,3%) e móveis e eletrodomésticos (+2,4%). O resultado do varejo restrito na passagem mensal pode ser atribuído à base comparativa comprimida de dezembro, quando as vendas oscilaram 2,5% – pior resultado mensal do setor em toda a série histórica da PMC.





Voltar