Varejo do Paraná cresce 2,47% em 2014
As vendas do varejo paranaense em dezembro contrariaram as expectativas de que este seria o pior Natal de todos os tempos. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). O comércio obteve crescimento tanto em relação a novembro (9,79%), quanto na comparação com o mesmo mês do ano anterior (5,77%).
Os ramos de maior crescimento em dezembro ante novembro foram aqueles tradicionalmente relacionados ao comércio de presentes e festas de fim de ano: calçados (88,69%), vestuário e tecidos (66,66%), livrarias e papelarias (40,51%), óticas, cine-foto-som (39,90%), lojas de departamentos (33,65%) e supermercados (22,55%).
No entanto, o bom desempenho no fim do ano não foi capaz de alavancar a média anual, que acumulou alta de apenas 2,47%. A queda de 12,36% nas vendas de veículos no acumulado do ano puxou a atividade comercial de 2014 para baixo. Os setores de vestuário e tecidos e de autopeças e acessórios também registraram redução de -7,43% e -1,43%, respectivamente. Ainda que positivos, os indicadores de vendas dos supermercados (0,79%) e das livrarias e papelarias (2,94%) foram os menores crescimentos no período de janeiro a dezembro do ano passado.
O segundo semestre apresenta, historicamente, faturamento maior do que nos primeiros meses do ano. No entanto, no segundo semestre de 2014 as vendas cresceram pouco. O resultado das eleições e a conjuntura econômica permitiram a formação de um cenário de expectativas negativas na economia interna.O desaquecimento foi sendo materializado no decorrer do ano, apesar da expectativa positiva que predominava no início. A Copa do Mundo não gerou os resultados esperados, bem como as principais datas comemorativas do comércio.
Por outro lado, o ano de 2014 foi positivo para alguns segmentos, entre eles, combustíveis (16,26%), lojas de departamentos (8,73%), farmácias (6,79%), móveis, decoração e utilidades domésticas (4,45%) e materiais de construção ( 4,06%).
Dados regionais
Na análise regional, o varejo da Região Oeste obteve a melhor performance, com alta de 6,75% no acumulado de 2014. Em seguida está Curitiba e Região Metropolitana, com 4,09% e Maringá, com 0,55% de acréscimo. Os demais polos pesquisados tiveram retração nas vendas, sendo que a região Sudoeste sofreu queda de -5,49%, Ponta Grossa de -5,07% e Londrina -2,18%.
Já nas vendas de Natal, o melhor resultado ficou com Maringá, que teve aumento de 31,24% no faturamento de dezembro na comparação com novembro.Na sequência ficaram Londrina (16,82%), Ponta Grossa (12,65%), Sudoeste (12,64%), Curitiba (6,88%) e a região Oeste, a única a sofrer queda nas vendas de dezembro, com -2,86%.
Os ramos de maior crescimento em dezembro ante novembro foram aqueles tradicionalmente relacionados ao comércio de presentes e festas de fim de ano: calçados (88,69%), vestuário e tecidos (66,66%), livrarias e papelarias (40,51%), óticas, cine-foto-som (39,90%), lojas de departamentos (33,65%) e supermercados (22,55%).
No entanto, o bom desempenho no fim do ano não foi capaz de alavancar a média anual, que acumulou alta de apenas 2,47%. A queda de 12,36% nas vendas de veículos no acumulado do ano puxou a atividade comercial de 2014 para baixo. Os setores de vestuário e tecidos e de autopeças e acessórios também registraram redução de -7,43% e -1,43%, respectivamente. Ainda que positivos, os indicadores de vendas dos supermercados (0,79%) e das livrarias e papelarias (2,94%) foram os menores crescimentos no período de janeiro a dezembro do ano passado.
O segundo semestre apresenta, historicamente, faturamento maior do que nos primeiros meses do ano. No entanto, no segundo semestre de 2014 as vendas cresceram pouco. O resultado das eleições e a conjuntura econômica permitiram a formação de um cenário de expectativas negativas na economia interna.O desaquecimento foi sendo materializado no decorrer do ano, apesar da expectativa positiva que predominava no início. A Copa do Mundo não gerou os resultados esperados, bem como as principais datas comemorativas do comércio.
Por outro lado, o ano de 2014 foi positivo para alguns segmentos, entre eles, combustíveis (16,26%), lojas de departamentos (8,73%), farmácias (6,79%), móveis, decoração e utilidades domésticas (4,45%) e materiais de construção ( 4,06%).
Dados regionais
Na análise regional, o varejo da Região Oeste obteve a melhor performance, com alta de 6,75% no acumulado de 2014. Em seguida está Curitiba e Região Metropolitana, com 4,09% e Maringá, com 0,55% de acréscimo. Os demais polos pesquisados tiveram retração nas vendas, sendo que a região Sudoeste sofreu queda de -5,49%, Ponta Grossa de -5,07% e Londrina -2,18%.
Já nas vendas de Natal, o melhor resultado ficou com Maringá, que teve aumento de 31,24% no faturamento de dezembro na comparação com novembro.Na sequência ficaram Londrina (16,82%), Ponta Grossa (12,65%), Sudoeste (12,64%), Curitiba (6,88%) e a região Oeste, a única a sofrer queda nas vendas de dezembro, com -2,86%.
Em relação a dezembro de 2013, o destaque foi de Londrina, com aumento de 8,63%.
Em seguida ficaram Maringá (6,96%), Curitiba e Região Metropolitana (5,31%), Sudoeste (4,44%), Oeste (2,96%) e Ponta Grossa (-2,87%).
Variação das Vendas:
DEZEMBRO -2014 em relação a
|
RM de Curitiba
(%) |
Londrina
(%)
|
Maringá
(%) |
Oeste
(%) |
Ponta Grossa
(%) |
Sudoeste
(%) |
PARANÁ
(%) |
1. Mês anterior
|
6,88
|
16,82
|
31,24
|
-2,86
|
12,65
|
12,64
|
9,79
|
2. Mesmo mês ano anterior
|
5,31
|
8,63
|
6,96
|
2,96
|
-2,87
|
4,44
|
5,77
|
3. Acumuladas no ano
|
4,09
|
-2,18
|
0,55
|
6,75
|
-5,07
|
-5,49
|
2,47
|
Maiores crescimentos percentuais de vendas (faturamento) no Paraná:
Sobre Mês Anterior (%)
|
Sobre mesmo mês
de 2013 (%) |
Acumulado Do Ano
(Jan-Dez) (%) |
|||
1. Calçados
|
88,69
|
1. Combustíveis
|
24,10
|
1. Combustíveis
|
16,26
|
2. Vestuário e tecidos
|
66,66
|
2. Farmácias
|
13,06
|
2. Lojas de departamentos
|
8,73
|
3. Livraria E papelaria
|
40,51
|
3. Lojas de departamentos
|
9,39
|
3. Farmácias
|
6,79
|
4. Óticas, cine-foto-som
|
39,90
|
4. Materiais De construção
|
7,68
|
4. Moveis, decoração e utilidades domésticas
|
4,45
|
5. Lojas de departamentos
|
33,65
|
5. Calçados
|
4,69
|
5. Materiais de construção
|
4,06
|
Menores crescimentos percentuais de vendas (faturamento) no Paraná:
Sobre Mês Anterior (%)
|
Sobre mesmo mês de 2013 (%)
|
Acumulado Do Ano (Jan-Dez) (%)
|
|||||
1. Concessionárias de veículos
|
-7,71
|
1. Concessionárias de veículos
|
-6,53
|
1. Concessionárias de veículos
|
-12,36
|
||
2. Materiais de construção
|
-7,70
|
2. Moveis, decoração e utilidades domésticas
|
-1,53
|
2. Vestuário e tecidos
|
-7,43
|
||
3. Combustíveis
|
2,25
|
3. Livraria e papelaria
|
-1,09
|
3. Autopeças e acessórios
|
-1,43
|
||
4. Auto peças
|
2,79
|
4. Auto peças
|
1,72
|
4. Supermercados
|
0,79
|
||
5. Farmácias
|
7,29
|
5. Vestuário e tecidos
|
2,27
|
5. Livraria e papelaria
|
2,94
|