Comércio do Paraná melhora em relação ao ano passado
Queda em comparação com agosto foi de 0,85%, porém este setembro foi melhor do que o ano passado
As vendas do varejo do Paraná tiveram queda de 0,85% em setembro na comparação com agosto. Mas o mês foi melhor do que setembro de 2013, com aumento de 2,06%. No acumulado do ano, cresceram 1,81% sobre o mesmo período do ano passado. Os dados são da Pesquisa Conjuntural realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).
O setor automotivo começou a apresentar sinais de recuperação em setembro. As concessionárias de veículos apresentaram alta de 7,06% nas vendas em relação a agosto. Outros setores que se destacaram na variação mensal foram móveis, decoração e utilidades domésticas (6,01%) e lojas de departamentos (5,34%). Porém, os demais ramos abrangidos pela pesquisa da Fecomércio PR tiveram desempenho negativo.
Na comparação com setembro de 2013, os números são melhores. As lojas de departamentos tiveram alta de 13,86%, seguidas por móveis, decoração e utilidades domésticas (11,49%) e combustíveis (9,41%). Nesta base comparativa, registraram queda no faturamento apenas as concessionárias de veículos (-13,85%), vestuário e tecidos (-5,61%) e calçados (-0,96%). O panorama setorial é praticamente o mesmo no acumulado do ano: ficaram no negativo somente as concessionárias de veículos (-13,36%), vestuário e tecidos (-8,62%) e autopeças (-1,73%). Os demais ramos do comércio apresentaram aumento no movimento.
Dentre os fatores de contenção que afetaram o desempenho do varejo e da atividade econômica, podem ser mencionadas as restrições e maiores exigências para concessão de financiamentos, inflação maior do que no mesmo período de 2013, alta gradual das taxas de juros, balança comercial do Brasil e Paraná em queda e criação de empregos aquém do esperado. Vários desses fatores limitaram a renda e o poder de compra do consumidor e, por conseguinte, as vendas do varejo.
Dados regionais
Com exceção da região Oeste e Ponta Grossa, que obtiveram altas de 3,19% e 0,77% em setembro ante agosto, as demais regiões do Estado apresentaram queda nas vendas. Em relação a setembro de 2013, apenas Curitiba e Região Metropolitana e o Sudoeste tiveram indicadores positivos, com elevações de 4,16% e 5,58%, respectivamente. No acumulado do ano, o cenário muda novamente, com aumento no faturamento apenas na capital (3,41%) e região Oeste (6,13%). Londrina e Maringá são as únicas regiões com indicadores negativos nas três bases comparativas da pesquisa.
Variação das Vendas: SETEMBRO-2014 em relação a |
RM de Curitiba (%) |
Londrina
(%) |
Maringá
(%) |
Oeste
(%) |
Ponta Grossa (%) |
Sudoeste (%) |
PARANÁ
(%) |
1. Mês anterior |
-0,10 |
-3,49 |
-5,15 |
3,19 |
0,77 |
-5,10 |
-0,85 |
2. Mesmo mês ano anterior |
4,16 |
-4,09 |
-0,45 |
-6,49 |
-2,70 |
5,58 |
2,06 |
3. Acumuladas no ano |
3,41 |
-3,02 |
-0,11 |
6,13 |
-5,70 |
-7,96 |
1,81 |
Maiores crescimentos percentuais de vendas (faturamento) no Paraná: |
|||||
Sobre mês anterior (%) |
Sobre mesmo mês de 2013 (%) |
Acumulado do ano (Jan-Set) (%) |
|||
1. Concessionárias de veículos |
7,06 |
1. Lojas de departamentos |
13,26 |
1. Combustíveis |
14,09 |
2. Móveis, decoração e utilidades domésticas |
6,01 |
2. Móveis, decoração e utilidades domésticas |
11,49 |
2. Óticas, cine-foto-som |
7,86 |
3. Lojas de departamentos |
5,34 |
3. Combustíveis |
9,41 |
3. Farmácias |
6,19 |
4. Materiais de construção |
-1,17 |
4. Farmácias |
8,5 |
4. Lojas de departamentos |
5,92 |
5. Combustíveis |
-3,03 |
5. Óticas, cine-foto-som |
7,69 |
5. Calçados |
4,49 |
Menores crescimentos percentuais de vendas (faturamento) no Paraná: |
|||||
Sobre mês anterior (%) |
Sobre mesmo mês de 2013 (%) |
Acumulado do Ano (Jan-Set) (%) |
|||
1. Óticas, cine-foto-som |
-12,35 |
1. Concessionárias de veículos |
-13,85 |
1. Concessionárias de veículos |
-13,36 |
2. Livraria e papelaria |
-10,58 |
2. Vestuário e tecidos |
-5,61 |
2. Vestuário e tecidos |
-8,62 |
3. Calçados |
-9,43 |
3. Calçados |
-0,96 |
3. Autopeças |
-1,73 |
4. Vestuário e tecidos |
-8,91 |
4. Supermercados |
0,53 |
4. Móveis, decoração e utilidades domésticas |
3,16 |
5. Farmácias |
-4,46 |
5. Autopeças |
2,06 |
5. Supermercados |
3,17 |
Polos pesquisados e Ramos de maior e menor crescimento em 2014 (acumulado Jan-Set): |
||||||
Ramos de: |
RM de Curitiba (%) |
Londrina (%) |
Maringá (%) |
Oeste (%) |
Ponta Grossa (%) |
Sudoeste (%) |
Maior crescimento |
Combustíveis 15,81 |
Farmácias 13,54 |
Móveis, decoração e utilidades domésticas 22,74 |
Combustíveis 23,10 |
Óticas, Cine-foto-som 13,51 |
Calçados 20,79 |
Menor crescimento |
Vestuário e Tecidos -10,75 |
Auto Peças -20,74 |
Farmácias -15,48 |
Concessionárias de veículos -12,94 |
Concessionárias de veículos -24,36 |
Livraria e papelaria -21,91 |