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Comércio do Paraná melhora em relação ao ano passado

Queda em comparação com agosto foi de 0,85%, porém este setembro foi melhor do que o ano passado

As vendas do varejo do Paraná tiveram queda de 0,85% em setembro na comparação com agosto. Mas o mês foi melhor do que setembro de 2013, com aumento de 2,06%. No acumulado do ano, cresceram 1,81% sobre o mesmo período do ano passado. Os dados são da Pesquisa Conjuntural realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

O setor automotivo começou a apresentar sinais de recuperação em setembro. As concessionárias de veículos apresentaram alta de 7,06% nas vendas em relação a agosto. Outros setores que se destacaram na variação mensal foram móveis, decoração e utilidades domésticas (6,01%) e lojas de departamentos (5,34%). Porém, os demais ramos abrangidos pela pesquisa da Fecomércio PR tiveram desempenho negativo.

Na comparação com setembro de 2013, os números são melhores. As lojas de departamentos tiveram alta de 13,86%, seguidas por móveis, decoração e utilidades domésticas (11,49%) e combustíveis (9,41%). Nesta base comparativa, registraram queda no faturamento apenas as concessionárias de veículos (-13,85%), vestuário e tecidos (-5,61%) e calçados (-0,96%). O panorama setorial é praticamente o mesmo no acumulado do ano: ficaram no negativo somente as concessionárias de veículos (-13,36%), vestuário e tecidos (-8,62%) e autopeças (-1,73%). Os demais ramos do comércio apresentaram aumento no movimento.

           Dentre os fatores de contenção que afetaram o desempenho do varejo e da atividade econômica, podem ser mencionadas as restrições e maiores exigências para concessão de financiamentos, inflação maior do que no mesmo período de 2013, alta gradual das taxas de juros, balança comercial do Brasil e Paraná em queda e criação de empregos aquém do esperado. Vários desses fatores limitaram a renda e o poder de compra do consumidor e, por conseguinte, as vendas do varejo.

Dados regionais

Com exceção da região Oeste e Ponta Grossa, que obtiveram altas de 3,19% e 0,77% em setembro ante agosto, as demais regiões do Estado apresentaram queda nas vendas. Em relação a setembro de 2013, apenas Curitiba e Região Metropolitana e o Sudoeste tiveram indicadores positivos, com elevações de 4,16% e 5,58%, respectivamente. No acumulado do ano, o cenário muda novamente, com aumento no faturamento apenas na capital (3,41%) e região Oeste (6,13%). Londrina e Maringá são as únicas regiões com indicadores negativos nas três bases comparativas da pesquisa.

Variação das Vendas:

  SETEMBRO-2014 em relação a

RM de Curitiba

(%)

Londrina

 

(%)

Maringá

 

(%)

Oeste

 

(%)

Ponta Grossa

(%)

Sudoeste

(%)

PARANÁ

 

(%)

1. Mês anterior

-0,10

-3,49

-5,15

3,19

0,77

-5,10

-0,85

2. Mesmo mês ano anterior

4,16

-4,09

-0,45

-6,49

-2,70

5,58

2,06

3. Acumuladas no ano

3,41

-3,02

-0,11

6,13

-5,70

-7,96

1,81

 

Maiores crescimentos percentuais de vendas (faturamento) no Paraná:

Sobre mês anterior (%)

Sobre mesmo mês

de 2013 (%)

Acumulado do ano

(Jan-Set) (%)

1. Concessionárias de veículos

7,06

1. Lojas de departamentos

13,26

1. Combustíveis

14,09

2. Móveis, decoração e utilidades domésticas

6,01

2. Móveis, decoração e utilidades domésticas

11,49

2. Óticas, cine-foto-som

7,86

3. Lojas de departamentos

5,34

3. Combustíveis

9,41

3. Farmácias

6,19

4. Materiais de construção

-1,17

4. Farmácias

8,5

4. Lojas de departamentos

5,92

5. Combustíveis

-3,03

5. Óticas, cine-foto-som

7,69

5. Calçados

4,49

 

Menores crescimentos percentuais de vendas (faturamento) no Paraná:

Sobre mês anterior (%)

Sobre mesmo mês

de 2013 (%)

Acumulado do Ano

(Jan-Set) (%)

1. Óticas, cine-foto-som

-12,35

1. Concessionárias de veículos

-13,85

1. Concessionárias de veículos

-13,36

2. Livraria e papelaria

-10,58

2. Vestuário e tecidos

-5,61

2. Vestuário e tecidos

-8,62

3. Calçados

-9,43

3. Calçados

-0,96

3. Autopeças

-1,73

4. Vestuário e tecidos

-8,91

4. Supermercados

0,53

4. Móveis, decoração e utilidades domésticas

3,16

5. Farmácias

-4,46

5. Autopeças

2,06

5. Supermercados

3,17

 

 

Polos pesquisados e Ramos de maior e menor crescimento em 2014 (acumulado Jan-Set):

 

Ramos de:

RM de

Curitiba (%)

Londrina

(%)

Maringá

(%)

Oeste

(%)

Ponta Grossa

(%)

Sudoeste

(%)

Maior crescimento

Combustíveis

15,81

Farmácias

13,54

Móveis, decoração e utilidades domésticas

22,74

Combustíveis

23,10

Óticas, Cine-foto-som

13,51

Calçados

20,79

Menor crescimento

Vestuário e Tecidos

-10,75

Auto Peças

-20,74

Farmácias

-15,48

Concessionárias de veículos

-12,94

Concessionárias de veículos

-24,36

Livraria e papelaria

-21,91





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