Notícias


Comércio fecha primeiro semestre com sinais de melhoria

 

Vendas acumuladas em junho ficaram 6,3% abaixo que no mesmo período do ano passado, mas já representam melhoria no desempenho do comércio paranaense 

As vendas do comércio paranaense vêm dando sinais de recuperação. Elas fecharam o primeiro semestre com acumulado de -6,3%, índice levemente superior ao verificado em maio, quando o acumulado do ano era de -7,09%. Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio, da Fecomércio PR, que avalia mensalmente o desempenho do comércio no estado.

*O acumulado de junho é a soma das vendas do 1º semestre de 2016 comparada à soma das vendas do primeiro semestre de 2015

Os dois setores que apresentaram melhor desempenho no acumulado do ano foram o de supermercados, com crescimento de 3,68%, e o de farmácias, que apresentou incremento nas vendas na ordem de 1,34%. O setor de concessionárias de veículos, apesar de ainda estar negativo (-10,54% no acumulado do ano), aponta para uma recuperação. O setor cresceu 12,94% entre maio e junho deste ano, e apresentou crescimento também na comparação entre junho de 2016 e junho de 2015, com 4,87%.

Das regiões pesquisadas, a Oeste foi a única que teve resultado positivo no acumulado do ano, fechando o primeiro semestre com um crescimento de 0,46%. Esse crescimento fica ainda mais visível na comparação entre maio e junho deste ano, período no qual o incremento nas vendas da região do agronegócio foi de 13,58%, e também na comparação mensal (entre junho de 2016 e junho de 2015), quando o comércio da região cresceu 12,1%.

Compras

Um dos dados levantados pela pesquisa é o quanto o empresário paranaense está comprando para abastecer seu negócio. Nesse semestre que passou, o montante de compras foi 12,37% menor que no mesmo período do ano passado. O único setor que comprou mais do que no primeiro semestre de 2015 foi o de supermercados, que fechou junho com acumulado positivo de 6,35%. Já na comparação mensal, as compras subiram 1,5% entre maio e junho deste ano.

 

Funcionários e Folha

O nível de emprego e a folha de pagamento também fecharam o primeiro semestre com acumulado em queda, com -6,95% e -4,9% respectivamente. Esses dois itens da pesquisa mantiveram-se estáveis, já que no acumulado de janeiro a maio apresentavam índices de -6,75% e -4,94%.Os dados completos estão no site www.fecomerciopr.com.br/servicos/pesquisas.

 

_______________________________________

Sistema Fecomércio Sesc Senac PR

Núcleo de Comunicação e Marketing

Assessoria de Imprensa: Carolina Lara

Contato: (41) 3304-2190 / carolina@pr.senac.br





Voltar