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Primeiro semestre de quedas no varejo paranaense

Pesquisa da Fecomércio PR mostra redução de -3,56% em relação ao mesmo período do ano passado

O varejo do Paraná fechou o primeiro semestre com queda de -3,56% em relação ao mesmo período do ano passado de acordo com a Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR). A baixa nas vendas fez com os empresários reduzissem os estoques em -4,28%. O nível de emprego também caiu -2,23% no semestre. O único indicador positivo diz respeito à folha de pagamento, que mostrou aumento de 2,2% nos salários pagos aos trabalhadores do comércio. A pesquisa também registrou redução de -5,18% nas vendas na comparação com maio e de -3,76% ante junho de 2014.

Os melhores desempenhos no acumulado do ano foram apresentados pelos setores de livrarias e papelarias (13,35%), supermercados (6,38%), farmácias (4,64%), combustíveis (4,41%) e pelas lojas de departamentos (2,2%). Já os ramos que tiveram as maiores baixas no faturamento foram as concessionárias de veículos (-23,87%), autopeças (-13,82%), calçados (-9,13%) e vestuário e tecidos (-4,67%).

Conforme analisa o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, a repercussão sobre as vendas relativas ao Dia dos Namorados é menor do que em outras datas comemorativas e se mostrou ainda mais fraca este ano. “A conjuntura econômica atual do país tem trazido restrições nas vendas do comércio nessas datas. Verifica-se até o momento no corrente ano, a ausência de fatores de aquecimento, o que impede uma melhora na economia”, avalia. Segundo o dirigente, instaurou-se no país uma combinação de variáveis macroeconômicas que repercutem, direta ou indiretamente, de forma a restringir o varejo, tais como: inflação maior que a do mesmo período de 2014, juros crescentes do Banco Central e do sistema financeiro, queda no desempenho da indústria, balança comercial do país negativa, desemprego crescente, redução na criação de novas oportunidades de trabalho, queda da massa de salários na economia e as restrições do poder de compra do consumidor. 

Dados regionais

A análise regional mostra queda no varejo em todas as regiões pesquisadas durante os primeiros seis meses do ano. O pior índice foi observado na região de Ponta Grossa, que teve redução de -9,77%. Na sequência ficaram o Sudoeste (-5,05%), Londrina (-4,08%), região Oeste (-3,39%), Curitiba e Região Metropolitana (-3,37%) e Maringá (-1,81%).

Na variação mensal, a região Sudoeste foi a única a apresentar alta nas vendas de 2,3% em relação ao maio. Na comparação com junho de 2014, ainda que timidamente, Maringá mostrou elevação de 0,62% no faturamento do varejo, enquanto as demais regiões ficaram no negativo.

 
 

 

 

 

 

VARIAÇÃO DAS VENDAS

 

 

RM de Curitiba

(%)

Londrina

(%)

Maringá

(%)

Oeste

 

(%)

Ponta Grossa

(%)

Sudoeste

(%)

PARANÁ

(%)

Mês anterior

(jun/15 – mai/15)

-5,08

-6,19

-1,81

-7,17

-4,23

2,30

-5,18

Mesmo mês ano anterior (jun/2015 – jun/2014)

-4,02

-6,15

0,62

-0,83

-9,52

-0,89

-3,76

Acumulado do ano

(jan-jun/2015 - jan-jun/2014)

-3,37

-4,08

-1,81

-3,39

-9,77

-5,05

 

-3,56

 

RESULTADO DEFLACIONADO POR SETOR PARANÁ

Acumulado do ano Jan-jun/2015 em relação a Jan-jun/2014

SETOR

VENDAS

COMPRAS

FOLHA DE PAGAMENTO

NÍVEL DE EMPREGO

LIVRARIAS E PAPELARIAS

13,35%

3,28%

14,14%

10,68%

SUPERMERCADOS

6,38%

1,79%

0,17%

-0,03%

FARMÁCIAS

4,64%

10,35%

8,25%

-5,01%

COMBUSTÍVEIS

4,41%

3,31%

3,59%

-2,98%

LOJAS DE DEPARTAMENTOS

2,2%

1,48%

3,88%

-2,03%

ÓTICAS, CINE-FOTO-SOM

0,99%

-10,42%

-2,79%

-5,81%

MAT. DE CONSTRUÇÃO

-0,2%

5,69%

10,64%

2,12%

MOVÉIS, DECORAÇÕES E UTILIDADES DOMÉSTICAS

-0,85%

4,44%

3,23%

-6,80%

VESTUARIO E TECIDOS

-4,67%

-12,54%

1,88%

0,05%

CALÇADOS

-9,13%

-9,32%

2,42%

-5,95%

AUTOPEÇAS

-13,82%

-5,16%

-10,84%

-11,12%

CONCESSIONÁRIAS DE VEÍCULOS

-23,87%

-25,54%

-4,60%

-7,42%

TOTAL

-3,56%

-4,28%

2,2%

-2,23%

 

 
 
 
 
 

 


 





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