Manoel Mário Pismel recebe comenda da Acim
Pioneiro em Maringá, Manoel Mário de Araújo Pismel integrou a diretoria de várias entidades e clubes, inclusive presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) por duas gestões. Por sua grande contribuição ao associativismo e à classe empresarial, Pismel recebeu a maior homenagem da ACIM, a Comenda Américo Marques Dias, até hoje entregue a outras três pessoas. A cerimônia aconteceu no dia 12 de abril, mesmo data em que a ACIM completou 60 anos.
Pismel chegou a Maringá aos 27 anos, vindo da capital paulista. A família dele abriu a Pismel Maringá, que foi uma das principais revendas da Ford no país e que funcionou por 40 anos – posteriormente a empresa expandiu os negócios para outros municípios. Pismel assumiu a presidência da ACIM pela primeira vez aos 29 anos, em 1960. “Foi uma grande escola de liderança para mim”, afirma. Ele recorda que na época “a ACIM não tinha sequer instalação e precisava ser fortalecida. Nossa maior dificuldade foi reunir os empresários e convencê-los de que, unidos, conseguiríamos benefícios que trariam melhorias a todos. E foi o que começou a acontecer”.
Na segunda gestão, entre 1964-1966, duas eram as maiores preocupações, segundo Pismel: ter a sede própria, o que foi possível concretizar com a doação de um terreno da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. A outra preocupação tinha cunho político: 1964 era época da ditadura. “Lembro-me perfeitamente de militares irrompendo pela porta do meu escritório carregando um arquivo de aço, com diversas pastas, contendo fichas de moradores suspeitos de serem comunistas. A maioria havia participado da Marcha da Produção, encabeçada pelo bispo Dom Jaime Luiz Coelho, em 1958. Dialoguei com os militares e expliquei que eram pessoas inocentes, afinal, a Marcha da Produção não tinha cunho socialista. Após muita argumentação, os militares entenderam”.
Em sua trajetória, Pismel, que tem 82 anos, presidiu a Associação Brasileira de Distribuidores Ford (Abradif) e foi vice-presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores e da Associação Latino-Americana de Distribuidores de Automotores (Alada). Em Maringá, foi presidente do Lions Club e do Maringá Clube.
O primeiro a receber foi Dom Jaime Luiz Coelho, primeiro bispo da cidade (em 2003). O segundo foi o advogado e ex-prefeito de Maringá, Adriano José Valente (em 2007). E na sequência, o agropecuarista Joaquim Romero Fontes, que compôs a missão empresarial que propôs a emancipação política de Maringá e foi um dos fundadores da Sociedade Rural de Maringá (em 2008).