Notícias


Mais famílias têm condições de pagar suas dívidas

Mais famílias têm condições de pagar suas dívidas

Número de famílias brasileiras que não terão como quitar seus débitos em atraso atingiu o menor patamar histórico

As famílias brasileiras estão com mais condições de quitar seus débitos em atraso, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada hoje pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O percentual de famílias que não terão condições de quitar suas contas em atraso atingiu 5,9% em fevereiro – o menor patamar da série histórica da Peic.

O total de famílias endividadas apresentou recuo em fevereiro, registrando 62,7% em comparação com o mês anterior. Apesar da queda do endividamento, o percentual de famílias com contas em atraso apresentou discreta alta em fevereiro, alcançando 19,7% das famílias ante janeiro de 2014. “Os gastos extras e os reajustes de preços e tarifas que ocorrem em início de ano podem ter influenciado essa alta”, afirmou a economista da CNC Marianne Hanson.

O tempo médio de comprometimento com dívidas entre as famílias endividadas foi de 6,9 meses, sendo que 24,7% estão comprometidas com dívidas até três meses, e 30,3%, por mais de um ano. Ainda entre as famílias endividadas, a parcela média da renda comprometida com dívidas aumentou na comparação anual, passando de 29,0% para 30,9%. Além disso, 22,5% afirmaram ter mais da metade de sua renda mensal comprometida com pagamento de dívidas.

Clique aqui para fazer o download da análise e dos gráficos da Peic





Voltar