Paranaenses estão mais motivados para as compras
Clima de otimismo eleva a intenção de consumo como não acontecia desde 2015
O indicador de intenção de consumo elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), mostra reação positiva na intenção de consumo do mês de fevereiro.
Os paranaenses estão mais animados para as compras, motivados pelo clima de otimismo e pela retomada econômica que vem se consolidando nos últimos meses. O índice da Intenção de Consumo das Famílias (ICF) reage diretamente a esses estímulos, e chegou a 114,9 pontos em fevereiro, pontuação não alcançada desde março de 2015.
O crescimento foi de 4% de um mês para o outro e de 6% comparado a fevereiro de 2018. Fatores como a perspectiva de consumo, nível de consumo atual, momento para compra de duráveis e acesso a crédito impulsionaram a alta da ICF em fevereiro na comparação com o ano anterior.
Fev/19 |
Paraná |
Variação Mensal |
Variação Anual |
Nacional |
Variação Mensal |
Variação Anual |
(Em Pontos) |
% |
% |
(Em Pontos) |
% |
% |
|
Emprego Atual |
127,4 |
3,2 |
2,5 |
120,9 |
2,5 |
7,6 |
Perspectiva Profissional |
86,6 |
4,5 |
-16,8 |
113,8 |
1,2 |
8,3 |
Renda Atual |
158,3 |
5,3 |
0,5 |
111,6 |
2,8 |
11,8 |
Acesso ao crédito |
96,4 |
-0,2 |
7,5 |
89,4 |
3,0 |
13,1 |
Nível de Consumo Atual |
96,3 |
4,9 |
18,1 |
76,5 |
2,6 |
22,0 |
Perspectiva de Consumo |
119,7 |
5,1 |
19,8 |
102,0 |
3,4 |
20,0 |
Momento para Duráveis |
119,6 |
4,8 |
9,1 |
75,3 |
4,4 |
14,4 |
Índice |
114,9 |
4,0 |
6,0 |
98,5 |
2,7 |
13,1 |
A ICF nacional está em 98,5 pontos, abaixo dos 100 pontos exigidos para que o índice seja considerado positivo. Os quesitos emprego atual (120,9), perspectiva profissional (113,8) e renda atual (111,6) foram todos positivos, mas ainda não suficientes para deixar o indicador geral da ICF acima da zona de indiferença. A perspectiva de consumo também passou dos 100 pontos, atingindo 102 pontos. Os demais indicadores nacionais foram negativos.
Comparativo por renda
Nas classes com renda superior a dez salários mínimos, a ICF reagiu positivamente, com alta de 7,6%. Nesta faixa de renda, o nível de consumo atual chegou a crescer 11,5% e a pontuação da perspectiva profissional foi 16% maior que no mês anterior. Momento para compra de bens duráveis foi o indicador de maior evidência positiva para os consumidores de maior renda ante o mês de janeiro (22,2%). Por outro lado, os consumidores das classes A e B acreditam que o poder de crédito esteja mais restrito em fevereiro, percentual que baixou 4,8%.
Nas classes com renda de até dez salários mínimos a ICF cresceu 3,2%. A perspectiva de consumo subiu 6,3% e foi o maior componente do grupo. A questão da renda atual, em que o consumidor se visualiza com maior ganho financeiro que em 2018, cresceu 4,4%.
Emprego atual e perspectiva no emprego também foram indicadores que reagiram positivamente nas famílias de menor renda.
Karla Santin
Jornalista
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