Notícias


Empresários de Maringá recuperam a confiança

72,9% das empresas do comércio, serviços e turismo da região possuem expectativa favorável para o primeiro semestre do ano

 

Os empresários do comércio de bens, serviços e turismo de Maringá e região recuperaram a confiança nos negócios. Segundo Pesquisa de Opinião elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), 72,9% do empresariado esperam ter aumento nas vendas neste 1º semestre de 2019. É a melhor expectativa em dois anos.

A média estadual de otimismo dos empresários é de 73,2%, e teve alta de 21 pontos percentuais em comparação à edição anterior da pesquisa, que era de 51,8%, e fazia menção ao segundo semestre de 2018.

A mudança tão radical na opinião dos empresários é reflexo da esperança de melhora da economia em função dos novos governos federal e estadual. Além disso, a confiança do consumidor voltou a subir e o varejo paranaense apresentou em 2018 o primeiro aumento real no volume de vendas desde o início da crise, em 2014. Prévia da Pesquisa Conjuntural da Fecomércio PR revela que até novembro o comércio paranaense cresceu 6,56%.

 

Número de funcionários

A maior parte dos empresários de Maringá (70,8%) pretende manter o quadro funcional. A parcela que planeja aumentar o número de colaboradores é de 16,7%, contra 5,6% na última sondagem, e apenas 8,3% devem reduzir sua força de trabalho.

 

Novos investimentos

Apesar do otimismo, os empresários maringaenses ainda estão receosos e 60,4% não farão novos investimentos neste semestre. Mais confiantes, 25% intencionam investir em seus negócios, contra 22,2% na última sondagem.

 

Demais regiões

Dentre as seis regiões avaliadas pela pesquisa, a região Oeste concentra o maior número de empresários otimistas, com 77,6%. Na sequência está Londrina (74,6%), seguida por Ponta Grossa (73,9%), Maringá (72,9%), Curitiba e Região Metropolitana (72,7%) e o Sudoeste (71,9%).





Voltar