Notícias


Black Friday consolida percentual de adeptos a cada ano

34,8% dos consumidores paranaenses acreditam nas vantagens da campanha
 
Black Friday consolida percentual de adeptos a cada ano

Muitos paranaenses estão ansiosos para aproveitar as promoções da Black Friday. Eletrodomésticos, cosméticos, vestuário, calçados, restaurantes, agências de viagens e tantos outros setores de serviços e comércio devem apresentar promoções vantajosas na semana de 19 a 23 de novembro. É o que esperam 34,8% dos consumidores que acreditam nos benefícios reais da promoção, segundo sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Apesar da maioria (54,1%) não se sentir motivada a comprar nesta data, o percentual de adeptos deste movimento emprestado do comércio e serviços norte-americano vem se firmando gradativamente. E há aqueles que, inclusive, adiantam as compras de Natal na Black Friday e admitem comprar mais por causa do apelo dos preços mais baixos.

Em 2017 praticamente o mesmo percentual (35%) de paranaenses apresentava sentimento otimista em relação à semana de promoções. Em 2016, era de 29%.

Dos paranaenses ouvidos na sondagem, 21,3% relatam que compram mais na Black Friday do que em épocas normais; 46,6% disseram não sofrer esse tipo de influência, e 32,1% afirmam que, dependendo, podem comprar além do habitual, seja por estar precisando do produto ou serviço em questão, ou mesmo sucumbir às compras por impulso.

Clientes geralmente compram por impulso quando ficam com receio de perder ofertas, por uma satisfação imediata, e também pelo efeito manada, quando um grupo de pessoas segue um comportamento de outro grupo de maneira instintiva.

Em 2017, os setores do comércio varejista mais movimentados pela promoção foram o de móveis, decorações e utilidades domésticas, que ampliaram as vendas em 26,53% em relação a outubro, óticas, cine-foto-som, com alta de 15,46%, além das lojas de departamentos (8,79%), materiais para construção (6,28%), vestuário e tecidos (5,04%) e o setor de veículos (5,04%), conforme dados da Pesquisa Conjuntural do Comércio, realizada e divulgada mensalmente pela Fecomércio PR.

 

 

Assessoria de Imprensa

Karla Santin
Fone: (41) 3304-2072
karla@pr.senac.br | jornalismo@fecomerciopr.com.br





Voltar