Notícias


Pesquisa aponta otimismo de lojistas com Dia das Mães

Pesquisa realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) aponta que 75% dos lojistas estão otimistas com as vendas para o Dia das Mães, considerada a segunda data mais importante do ano para os comerciantes atrás, apenas do Natal. O índice é inferior aos 85% que se disseram otimistas em 2017.

Por outro lado, o levantamento revelou aumento de 14% no comparativo entre os dois anos em relação aos lojistas que esperam um aumento em suas vendas. Entre os otimistas, 65% acreditam que irão vender mais em 2018 do que em 2017, sendo que 49% deles calculam alta de até 20% nas vendas. No ano passado, aqueles que acreditavam em vendas maiores somavam 51%.

Questionados sobre a forma de pagamento, 59% dos entrevistados disseram acreditar que a maioria dos clientes deve optar pelo cartão de crédito parcelado. E em segundo lugar, com 15%, o dinheiro. A maioria acredita que o gasto médio deve ser de até R$ 100.

Apesar do otimismo com a data, 57% dos lojistas não programaram promoção para o Dia das Mães e 79% descartaram a contratação de funcionários temporários para este período.

Apenas 30% dos entrevistados prometem descontos. Para atrair a clientela, 31% dos lojistas apostam nas redes sociais, 11,1% em vitrines atrativas e 8,4% no bom atendimento.

A coleta dos dados foi realizada entre os dias 12 e 17 de abril pela equipe do Departamento de Pesquisa (Depea) da Acim. Foram ouvidas 198 empresas dos ramos de acessório para celular; acrílicos; armarinhos; artesanato; bijouterias; bolsas e acessórios; bordados; brindes; calçados; computadores; confecções; cosméticos; enxovais; floricultura; joias e relógios; ótica; e presentes.

Fonte: Textual Comunicação – Assessoria de Imprensa da Acim





Voltar