Notícias


Diminui endividamento e cresce o uso do cartão de crédito no Paraná

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada regionalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), o índice de famílias endividadas no Paraná caiu de 88,1%, em outubro, para 87,8%, em novembro. A PEIC registrou alta na comparação com novembro de 2015, quando o índice era de 87%. Já os dados nacionais apontam que 57,3% dos brasileiros estão endividados, registrando queda tanto na relação com outubro (57,7%), quanto na comparação com novembro de 2015 (61%).
 
Em novembro, observou-se uma leve alta na utilização do cartão de crédito que, devido à facilidade no momento da compra, foi motivo das dívidas de 71,4% das famílias paranaenses. Em outubro o cartão de crédito representava 69,8% dos débitos no Estado. O financiamento imobiliário (9,4%) e o financiamento de veículos (9,9%) representam os outros dois principais meios de endividamento.
 
Tipos de Dívidas
A utilização do cartão de crédito continuou maior entre as classes com maior poder aquisitivo, sendo a causa de 70,5% do endividamento das classes que recebem até 10 salários mínimos e de 75,8% das famílias que recebem mais de 10 salários mínimos. Todas as classes sociais apresentaram alta na utilização do cartão entre outubro e novembro.
 
Inadimplência
A pesquisa revelou ainda que 42,7% das famílias têm contas com mais de 90 dias de atraso, uma queda em relação a outubro, quando esse índice era de 47,7%. Entre as classes com mais de 10 salários mínimos, o indicador foi 10,5%. Entre as famílias que recebem até 10 salários mínimos esse índice foi maior, de 49,6%.





Voltar