Notícias


Fechada a Convenção Coletiva de Trabalho do comércio. Reajuste ficou em 10%

O Sivamar (Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista e Atacadista de Maringá e Região) e o Sincomar (Sindicato dos Empregados no Comércio de Maringá) assinaram na última quarta-feira a Convenção Coletiva de Trabalho do comércio referente a 2016 e 2017. O percentual de reajuste dos salários, que é reatroativo a junho, ficou em 10% e deve ser aplicado já na folha de agosto, na qual deverão ser pagas também as diferenças salariais dos meses de junho e julho.

As regras para a abertura do comércio aos sábados continuam as mesmas constantes da convenção de 2015/2016. Todas as lojas estão autorizadas a funcionar até as 18 horas nos dois primeiros sábados do mês. Para abrir até este horário em todos os sábados, as empresas devem realizar o revezamento da equipe de colaboradores.

Em setembro haverá apenas um sábado de funcionamento do comércio até as 18 horas, em função da realização da Maringá Liquida em agosto, quando as lojas abriram até as seis horas da tarde em três sábados. A regra para abertura dos supermercados aos domingos também continua a mesma: sempre no primeiro domingo do mês, das 8 às 13 horas, para as empresas que mantêm acordo com os colaboradores.

A Convenção Coletiva abrange Maringá e outras 17 cidades que compõem a base territorial do sindicato: Ângulo, Astorga, Doutor Camargo, Floraí, Floresta, Flórida, Iguaraçu, Itambé, Ivatuba, Lobato, Mandaguaçu, Marialva, Ourizona, Paiçandu, Presidente Castelo Branco, São Jorge do Ivaí e Sarandi. A íntegra da Convenção Coletiva será disponibilizada nos sites das duas entidades sindicais assim que homologada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social.





Voltar