Momento do Associado


ICI e prefeitura lançam o Natal Ingá 2013

Num evento realizado nesta quinta-feira na Acim, que reuniu autoridades e lideranças empresariais, a prefeitura de Maringá e o Instituto Cultural Ingá (ICI) lançaram oficialmente a programação do Natal Ingá 2013, que será terá início no dia 30 de novembro com a chegada do Papai Noel. Entre as autoridades presentes estava o vice-prefeito Cláudio Ferdinandi, vereadores e secretários municipais, além do presidente do Sivamar, Rubens Abrão, do presidente da Acim, Marco Tadeu Barbosa, do presidente do Instituto Cultural Ingá, Orlando Chiqueto, e do presidente do Centro de Inovação de Maringá, Silvio Barros.

O presidente da Acim, Marco Tadeu Barbosa, parabenizou as empresas, entidades e parceiros que se uniram à prefeitura e ao ICI na realização do Natal Ingá. “Graças a todos que acreditaram neste projeto Maringá terá o melhor Natal de todos os tempos”, colocou.

O presidente do Sivamar, que também é um dos parceiros do ICI, ressaltou durante o lançamento que o Natal deste ano será um marco para a cidade, pois envolverá toda a população, estimulando as pessoas a irem para as ruas para viver o clima especial. “Quem sabe num futuro possamos nos unir às cidades da região e estender essa programação, realizando um Natal ainda mais grandioso”, frisou.

Orlando Chiqueto colocou que o ICI tem apenas dois anos de existência, mas conseguiu um êxito no trabalho “de buscar recursos, por meio da renúncia fiscal das empresas, e bons projetos para receber o apoio financeiro, trazendo qualidade cultural para a comunidade maringaense”.

Chiqueto informou que até o momento os recursos garantidos para os projetos do Natal via Lei Rouanet ultrapassam R$ 750 mil. “E há possibilidade de mais aportes. Teremos uma programação diversificada, envolvendo teatro, música, artesanato, desfiles, paradas, que envolverão toda a cidade. Será uma grande oportunidade de resgatar o espírito natalino, que nos convida a sair do individualismo para viver em comunidade”, comparou, ressaltando que “ a cultura ocupará as praças, ao invés das drogas e da violência”.

O vice-prefeito Cláudio Ferdinandi agradeceu o envolvimento de todas as entidades e empresas com o projeto. “Temos certeza de que este será um Natal inesquecível, uma festa da família, que nos levará a uma reflexão para que 2014 seja um ano ainda mais iluminado”.

A gerente de Turismo da prefeitura, Wanda Pile, apresentou a programação oficial do município, que será aberta no dia 30 de novembro, com a chegada do Papai Noel. Durante todo o mês de dezembro serão realizadas atividades como a Parada do Papai Noel, Concurso de Cartões de Natal para os alunos da rede municipal, além da programação cultural que se desenrolará no palco da Vila do Papai Noel. Segundo ela, entre os projetos do ICI e da prefeitura, serão realizadas mais de cem apresentações culturais em vários pontos da cidade.

O diretor executivo do Instituto Cultural Ingá, Miguel Fernando, apresentou os projetos que foram selecionados pelo órgão através do edital Procultura Maringá. Segundo ele, dez empresas estão patrocinando as atividades culturais via lei
Rouanet: Biazan, Coopercred, Crivialli, Ferrari & Zagato, Lowçucar, IG, Jadon, Rivesa, Usina Santa Terezinha e Sicoob.

A programação, que começa no dia 1º e vai até 23 de dezembro, envolverá o trabalho de 250 profissionais e deverá ser acompanhada por um público estimado em 300 mil pessoas. Estão previstos os seguintes projetos: Encenação do Auto de Natal, no centro e em bairros da cidade; 30 apresentações de música, teatro e dança no palco da Vila do Papai Noel; “Um Natal diferente, com cheiro de boneco e gente”, com apresentações no centro e nos bairros; oito apresentações da Parada de Natal, com bailarinas que circularão por várias ruas dos bairros e centros, encerrando com encenação de um auto de Natal baseado nas raízes da cultura brasileira; Concertos de Natal, com a Orquestra do Cesumar, inclusive com uma apresentação no Parque Alfredo Nyfller; Apresentações e desfile da Banda de Metais Branca da Mota, sendo uma delas no teatro Calil Haddad.





Voltar