Informativo Semanal

 
boletim-sivamar17a2207.png

 

Salas de treinamento

Você sabia que o Sivamar oferece espaços equipados para sua empresa realizar eventos, cursos e reuniões? A sede administrativa do sindicato conta com sala de treinamento climatizada e com moderna infra-estrutura, que pode ser locada pelo empresário. A sala Jefferson Nogaroli tem capacidade para até 55 pessoas e está aberto para locação, com valor diferenciado para o lojista associado do Sivamar. Reservas pelo telefone 3026-4444.
 

Positivo

Maringá fechou o primeiro semestre com a criação de 1.374 postos de trabalho, segundo dados do Caged, do Ministério do Trabalho, divulgados nesta segunda-feira. Os setores de serviços e da indústria da transformação foram os que mais geraram novos empregos nos seis primeiros meses do ano. Já a construção civil teve o pior resultado, com a redução de 12 vagas - impulsionado pelo saldo negativo do mês passado de 356 postos de trabalho.
 

 Os mais otimistas

A Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio, Serviços e Turismo, realizada pela Fecomércio PR, mostra que o comércio está mais otimista em relação à economia neste segundo semestre. Segundo a sondagem, 58% dos empresários ouvidos declararam ter boas expectativas para o período, o que representa alta de 17,4% em relação ao primeiro semestre. Os empresários do varejo e serviços têm opiniões bastante parecidas, com 57% e 56% de expectativas favoráveis, respectivamente. Esta é a terceira alta consecutiva do indicador e o melhor resultado desde o segundo semestre de 2014. A região de Maringá foi a que registrou o maior número de empresários otimistas: 79% acreditam em melhora na economia neste segundo semestre.
 

Postos de trabalho

A pesquisa também mostrou tendência de manutenção do quadro funcional, resposta de 75% dos entrevistados. No primeiro semestre, 67% dos empresários disseram que manteriam o número de colaboradores. Os que pretendem reduzir o número de funcionários são 11%, contra 14% no semestre anterior. Os que planejam abrir novos postos de trabalho são 10%, índice bastante semelhante à pesquisa anterior, quando era de 11%. Os que ainda não sabem somam 4%, ante 8% da edição passada. Mais detalhes da pesquisa aqui.


Eletro em crescimento

Mesmo com a queda das vendas na linha branca (lavadoras, refrigeradores e fogões), o setor de eletroeletrônicos teve crescimento de 18,5% no primeiro semestre de 2017. Os dados são da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). Nos seis primeiros meses do ano foram vendidas 38,3 milhões de unidades de produtos do setor, contra 32,3 milhões no mesmo período de 2016. O crescimento foi puxado pela linha marrom (que inclui televisores) e pelos eletroportáteis. Enquanto na linha branca houve queda nas vendas de 3% nessa primeira metade de 2017, a comercialização de televisores cresceu 30,3% e de eletroportáteis, 23%.

Digital

Na avaliação da  Eletros, a introdução da TV digital e o crescimento no país dos serviços de streaming, como o Netflix, fizeram crescer a venda de TVs, o que contribuiu para o crescimento do setor. No segmento de eletroportáteis o incremento nas vendas fica por conta dos lançamentos frequentes, especialm
ente na linha de produtos voltados aos cuidados pessoais e para a casa. A previsão da Eletros é que na linha branca aconteça uma melhora dos resultados até o final do ano, com crescimento de até 5%.

 

assessoria-jurídica-sivamar.png

Voltar