Informativo Semanal

 

boletim-sivamar23a28102017.png
 


Sábados

Conforme acordado na Convenção Coletiva de Trabalho 2017/2019, o comércio abrirá até as 18 horas no segundo e no último sábados em novembro, dias 11 e 25, respectivamente, e não no primeiro e segundo como ocorre todos os meses. A mudança se dará em função da realização da tradicional liquidação Black Friday. Para as empresas que abrem até as 18 horas todos os sábados, fazendo rodízio de colaboradores, a regra segue inalterada.

 

Eleições Sivamar

O Sivamar realiza em sua sede, no dia 7 de novembro, às 18h30 em primeira chamada, uma Assembleia Geral Extraordinária para dar início ao processo de eleição da nova diretoria do sindicato. Na assembleia, será eleita a Comissão Eleitoral, com seis integrantes, bem como o presidente da comissão que coordenará o trabalho de votação e apuração. A votação ocorrerá no dia 23 de janeiro de 2018, das 9 às 17 horas, na sede do Sivamar. A partir do dia 7 de novembro será aberto prazo de dez dias corridos para o registro de chapas concorrentes à eleição. A relação de documentos necessários para a inscrição de chapas consta de edital publicado na imprensa e também pode ser retirada na secretaria do sindicato.

 

Supermercados

Também no dia 7 de novembro, a partir das 19h30, será realizada outra Assembleia Extraordinária, esta com o segmento de supermercados e empresas de comércio varejista de gêneros alimentícios. Na pauta estão a ratificação do Termo de Compromisso e Acordo celebrado entre o Sivamar e o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, Mercados, Minimercados, Supermercados e Hipermercados do Estado do Paraná (Sindimercados); o reconhecimento da criação e da representatividade desta nova entidade sindical; a desistência de ações judiciais e administrativas por parte do Sivamar que questionem a fundação, existência ou representatividade do Sindimercados. Mais informações pelo telefone (44) 3026-4444.

 

Salas de treinamento

Você sabia que o Sivamar oferece espaço equipado para sua empresa realizar eventos, cursos e reuniões? A sede administrativa do sindicato conta com sala de treinamento climatizada e com moderna infra-estrutura, que pode ser locada pelo comerciante. O espaço está aberto para locação, com valor diferenciado para o lojista associado do Sivamar. Reservas pelo telefone 3026-4444.

sala de treinamento - sivamar.jpg

  

Vendas em alta

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 1,5% em setembro quando comparado a agosto na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (outubro de 2016 até setembro de 2017 frente ao mesmo período do ano anterior) houve queda de 2,1% frente aos 12 meses, aumentando 0,7 p.p. com relação aos valores obtidos em agosto, mantida a base de comparação. Já na avaliação contra setembro do ano passado, houve um aumento de 5,5%.

 

Recuperação

Depois de dois anos de retração, desde novembro de 2016 o indicador do comércio vem gradualmente se recuperando quando observado na aferição acumulada em 12 meses. Com uma mudança de cenário que inclui redução de juros, expansão do crédito, melhoria dos níveis de renda, diminuição do desemprego entre outras variáveis, espera-se que esta tendência se mantenha crescente pelos próximos meses, retomando patamares positivos das vendas varejistas. Na análise mensal, o setor de móveis e eletrodomésticos apresentou alta de 2,8% em setembro, descontados os efeitos sazonais.

 

Novas empresas

Outro levantamento da Boa Vista SCPC também traz boas notícias. A pesquisa, de abrangência nacional, apontou que no terceiro trimestre de 2017 o número de novas empresas cresceu 5,1% em relação ao trimestre anterior. Desta forma, os valores acumulados no ano (janeiro a setembro), quando comparados ao mesmo período do ano anterior, mantiveram-se positivos, passando de um nível de 6,6% observados no acumulado até o segundo trimestre para atuais 8,2%.

 

Forma jurídica

Na classificação por forma jurídica, a variação acumulada no ano mostrou que as MEIs continuam em destaque, crescendo 13,2% frente ao mesmo período do ano anterior, enquanto as microempresas apresentaram variação de 2,8%. Já os demais tipos de empresa caíram 19,1%, mantida a base de comparação. Já em termos de composição, no resultado acumulado do ano as MEIs representam 75,9%, enquanto as micro participam com 16,6% do total. Já as demais categorias de empresas correspondem a um percentual de 7,4% dos casos.

  

Setores

O levantamento mostrou que o setor de serviços ganhou mais representatividade entre as novas empresas, passando de 55,7% no acumulado do segundo trimestre de 2016 para atuais 55,9%. O comércio, por sua vez, manteve a representatividade de 34,7% do total. Já o setor Industrial tornou a perder participação, passando de 8,6% para 8,1% das empresas abertas no período, enquanto o setor rural cresceu 0,2 p.p., com atuais 1,3% da totalidade de empresas.

banner---gerenciamento-de-carteira.png

 

 

Voltar