Informativo Semanal

 
boletim-sivamar25a29092017.png
 

Novos serviços

Você sabia que o Sivamar e a Associação Comercial do Paraná (ACP) se uniram em parceria para oferecer uma série de novos serviços para o lojista associado? A ACP é a única entidade autorizada no Paraná a distribuir os produtos e serviços da Boa Vista SCPC, que atua no suporte à atividade creditícia, de proteção ao crédito e de apoio aos negócios. Um posto de atendimento exclusivo está em funcionamento na sede do Sivamar, onde o lojista pode encontrar os serviços contidos no portfólio da Boa Vista SCPC. Entre eles estão Consultas de Crédito, Marketing Service, Gerenciamento de Carteira, Nota Fiscal Eletrônica Myrp, Certificado Digital e Certificado de Origem.

 

Inteligência analítica

A Boa Vista SCPC é uma gigante do segmento de inteligência analítica sobre consumidores e empresas. Com mais de 60 anos de atuação e reconhecimento nos serviços prestados, é referência em soluções de crédito, score marketing, gestão de riscos e fraudes, certificação digital, entre outros serviços que estimulam a rentabilidade das empresas. Oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, e para prevenção contra fraudes. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia, fornecendo mais de 200 milhões de consultas por mês a seus clientes e consumidores.

 

Inflação menor

Pela quinta vez consecutiva, economistas das instituições financeiras reduziram a previsão para a inflação neste ano. Dados do boletim Focus divulgados nesta segunda-feira revelam que a projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, caiu de 3,08% para 2,97% em 2017. A projeção para os preços no próximo ano caiu pela quarta vez seguida, de 4,12% para 4,08%. Diante deste cenário, os especialistas voltaram a traçar um crescimento mais forte para o crescimento da economia. Para conhecer os dados completos clique aqui.

 

Intenção de consumo

O indicador ICF (Intenção de Consumo das Famílias), elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, teve novo aumento em setembro, registrando 96,4 pontos. Em comparação com agosto, houve aumento de 2,5% e recuperação de 8,9% em relação a setembro de 2016. O indicador nacional está em 76,8 pontos, mas não apresentou reação positiva na variação mensal, caindo 0,7%. Porém, na variação anual a média da ICF nacional cresceu 6,4%.

 

Dez salários

Este é o melhor índice do indicador no Paraná desde julho de 2015, que foi puxado para cima principalmente pela melhora nas perspectivas nas famílias com renda superior a dez salários mínimos, cujo ICF chegou a 101 pontos, ante 95,4 pontos das famílias com rendimentos até dez salários mínimos. Apesar da melhora, o índice ainda não atingiu a pontuação ideal, acima de 100 pontos, limitados a 200 pontos, quando é considerada positiva.

 

Retomada

O recuo da inflação, a queda dos juros e a criação de novos postos de trabalho formal – atenuando o desemprego e aumentando a confiança dos trabalhadores –, bem como a liberação das contas inativas do FGTS, formam um conjunto de fatores que indica a retomada do consumo das famílias, movimento que deve aquecer o comércio e o setor de serviços.

 

Mais simples

O cenário econômico incerto e a queda na renda têm contribuído para mudar hábitos do consumidor, que tem optado pela simplicidade na hora de comprar produtos de maior valor. Pesquisa da consultoria GFK mostra que, no primeiro semestre, houve crescimento de 15,9% nas vendas de lavadoras semiautomáticas, popularmente conhecidas como tanquinhos, e um recuo de 0,8% nas lavadoras automáticas na comparação com o primeiro semestre de 2016.

 

Movimento conjuntural

No mesmo período, as vendas de refrigeradores de duas portas com degelo manual aumentaram 3,6% e o de refrigeradores de duas portas com o sistema frost free, caíram 3%. A consultoria monitora 90% das vendas no varejo de eletrodomésticos ao consumidor final, incluindo o comércio eletrônico. No momento, o consumidor está buscando fazer escolhas que proporcionem melhor custo/benefício, um movimento conjuntural que deve ser considerado pelas empresas do varejo.

 

banner---gerenciamento-de-carteira.png

Voltar